Integrantes do Grupo

Integrantes do Grupo
Grupo composto por: Ana Lígia Wuo, Gabriela Tavares, Jéssica Mascarenhas, Prisca Lino, Thuane Yves e Stéfanie Mayumi

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Detalhamento de Fachada em Pele de Vidro - por Gabriela Tavares

Fachadas em Pele de Vidro são muito utilizadas em empreendimentos comercias e residências com grande estilo. Este tipo de fachada apresenta beleza, requinte,  durabilidade  e quando utilizado com vidro refletivo causa grande conforto térmico e em muitas vezes exclui a necessidade de persianas ou cortinas.
O sistema de Pele de Vidro garante grande segurança. Os perfis e projetos disponíveis no mercado se adequam a todas as mais diferentes necessidades de projetos.

A mais recente evolução dos sistemas de fachada são os módulos unitizados, que chegaram ao país no final da década de 1990. O conceito foi desenvolvido por projetistas norte-americanos,consistindo, basicamente, em unir os vários elementos - gaxetas, borrachas, acessórios e vidros - em um módulo produzido na fábrica. 
No sistema unitizado, a coluna é dividida em duas partes e, conseqüentemente, a esquadria configura-se em módulos.“A vantagem é que o vidro é colado com silicone estrutural na própria estrutura da esquadria, gerando, automaticamente, dois ganhos de custo: no volume de alumínio utilizado e na mão-de-obra necessária, pois é dispensada a etapa de requadração, que corresponde ao recebimento do vidro colado”, afirma Cardoso. O processo de instalação também diferencia este sistema: a montagem dos módulos é feita pelo lado interno do edifício.
Atualmente, os principais fabricantes do setor já oferecem ao mercado o sistema unitizado com módulos entre vãos e para fachadas-cortina


SPIDER PARA FECHAMENTO DA FACHADA.

Vidros sem caixilhos e sem silicone estrutural para fixação podem compor uma elevação extremamente transparente e esteticamente leve, com a utilização do sistema de fachada suspensa(SPIDER). Este tem como conceito básico o mecanismo de fixação, que cumpre o papel de sustentar pontualmente os painéis de vidro e transmitir as solicitações de peso próprio e de cargas de vento à estrutura portante. O envidraçamento estrutural utiliza vidro parafusado suspenso e fixado por aranhas e rótulas, que podem ter uma, duas, três ou quatro hastes, fixadas a uma estrutura portante. A rótula é um dispositivo especial que permite a livre flexão do vidro, quando submetido a cargas de vento. 
Os elementos de
 fixação dos vidros podem ser sustentados por diversos tipos de estrutura metálica - de perfis tubulares a levíssimos cabos de aço. Ou então elementos verticais de vidro laminado, que fazem o sistema de contraventamento, solução amplamente utilizada em países europeus. Quanto mais delgada a estrutura, maior será a transparência obtida para a fachada. O edifício do Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, projeto do escritório Botti Rubin, foi a primeira obra a utilizar o sistema, que passou a ser especificado para fachadas de pequenas dimensões.
  
 












 LOCAL E DETALHE EM PLANTA DO PROJETO E:


PS: TODOS OS DESENHOS FORAM FEITOS POR MIM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário